Recent Tube

'Três sóis' e 'halo solar' são vistos no céu de Parnaíba/PI



Em menos de uma semana dois fenômenos solares  puderam ser observados no céu do litoral piauiense. Especificamente em Parnaíba/PI, foram registrados algumas imagens que foram divulgadas pelos populares nas redes sociais.

Três sóis

Na terça-feira (22) com um fenômeno solar considerado raríssimo: o parélio. Com ele, a impressão é do céu ter "três sóis".

O termo "parélio" significa "sol falso", porque surgem outros dois "sóis", reflexos do original, a 22° à direita e à esquerda. Os registros foram feitos nesta manhã em Parnaíba, no litoral do estado.

Segundo o climatologista Werton Costa, o fenômeno é formado da mesma forma que o halo solar, que é visto com certa frequência, só que ocorrendo próximo à linha do horizonte, pela manhã ou no fim da tarde.

"O parélio é semelhante ao halo solar, formado quando a luz do sol é refratada ou fracionar por nuvens altas, de cristais de gelo, como um arco-íris", explicou o climatologista.

Halo Solar

O um outro fenômeno físico no sol chamou a atenção no céu de Parnaíba no início nessa segunda-feira (27). O efeito chamado de 'halo solar' ou fotometeoro é raro e similar ao da formação de um arco-íris, quando a refração da luz nos cristais de gelo presentes nas nuvens termina na formação dos anéis de cores.

Segundo o professor de geografia e climatologista Werton Costa, o fenômeno forma-se em massas de ar estável, quando a umidade está baixa e a temperatura relativamente elevada. Neste caso, o halo solar só acontece porque há presença de cirro stratus (do latim nuvens altas) entre o sol e a terra, enquanto o arco-íris é formado a partir de nuvens.

"A luz branca é dividida em várias cores pelos cristais de gelo presentes nas nuvens, que atuam como vidros. Os cirrus vão se dissolvendo com o tempo e os cristais vão se disfascendo. A duração do fenômeno depende do tamanho da nuvem e da quantidade de energia envolvida", explicou.

Fonte: G1/PI 



Continua depois do anúncio




Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.


Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários