Recent Tube

Espetáculo diário da revoada dos guarás encanta turistas no Delta do Parnaíba


Todos os dias, ao fim de cada tarde, uma certa ilhota em meio ao Delta do Parnaíba, igual a tantas outras ilhotas perdidas pelo leito do rio, recebe milhares de guarás vermelhos. Os pássaros voltam para casa depois de um dia de caça pelos manguezais.

Os pássaros voam juntos em grandes bandos, e pouco a pouco vão ocupando todos os galhos dos altos manguezais, a até 10 metros de altura. Eles dividem espaços com garças brancas e azuis, e alguns guarás pretos.

O fenômeno é chamado Revoada dos Guarás, e ocorre sempre entre 17h e 18h, durante o pôr do sol. Os animais se reúnem e escolhem um galho onde vão dormir e despertam pouco antes do amanhecer.

Durante a manhã e as tardes, os guarás voam pelo Delta em busca dos caranguejos vermelhos, seu principal alimento. Quando nascem, os guarás têm penas pretas. É o pigmento desses caranguejos que dá o tom vermelho vivo deles na fase adulta.



Continua depois do anúncio




Quando chega o fim da tarde, eles voltam para esta e outras muitas ilhas, desde que sejam livres do seu predador natural: as cobras.

A cena é acompanhada a uma distância segura pelos turistas, exclusivamente em lanchas pequenas. Tudo é controlado para que os animais não sejam incomodados. No lugar é proibido uso de caixas de som, iluminação artificial, flash, drones.

O passeio até a Revoada dos Guarás acontece todos os dias, em lanchas. Os passeios podem durar todo o dia (valor em média R$ 900) ou apenas no turno da tarde (valores na faixa de R$ 400).


Fonte: G1/PI 
Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.


Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários