Foto: André Teixeira/G1 |
Apesar de um volume de chuva maior que nos últimos anos no Ceará, algumas cidades do estado ainda sofrem racionamento: Itapiúna, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Parambu, Pereiro e Piquet Carneiro fazem o abastecimento revezando as ruas que recebem água. Nesses municípios, a água chega às casas em dias alternados.
Em maio de 2018, 46 municípios cearenses estavam em situação similar. "Tivemos um bom inverno e uma boa recarga na maioria dos açudes", afirma o diretor de Negócios do Interior da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Hélder Cortez, o que reduziu o número de cidade com contingenciamento de água.
Os açudes que fornecem água para os sistemas de abastecimento dessas localidades, no entanto, não tiveram recarga. Pelo menos até a próxima quadra chuvosa, as seis cidades permanecerão em um quadro de racionamento, segundo Cortez.
Já nas cidades de Monsenhor Tabosa e Pereiro, onde o sistema de abastecimento está completamente seco, o fornecimento de água ocorre exclusivamente por meio de poços profundos.
Mombaça, Monsenhor Tabosa, Pereiro e Piquet Carneiro já estavam em situação crítica há um ano e permanecem atualmente, mas ainda não há situação de contingenciamento. Para amenizar os efeitos da seca, as cidades recebem poços e adutoras.
"Implantamos adutoras, perfuramos e religamos mais poços profundos para que a cidade não fique sem abastecimento", afirma Hélder. Apesar das dificuldades, Hélder avalia que este é o melhor cenário dos últimos oito anos. "Tivemos alívio em muitos municípios e já chegamos a ter 50 cidades em situação de contingência de abastecimento no passado."
Fonte: G1/CE
Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.
Se inscreva no nosso canal no YouTube!
Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!
0 Comentários
Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos! As opiniões contidas nos comentários são de responsabilidade dos autores dos mesmos.