Foi aprovado nesta terça-feira (1º), pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), o Projeto de Lei de autoria do deputado Capitão Augusto (PR-SP) que torna a vaquejada e o rodeio manifestações da cultura nacional e patrimônio cultural imaterial.
A proposta já foi aprovada na Câmara, porém para que seja lei e entre em vigor, será necessário passar pelo plenário do Senado e sanção do Presidente da República, Michel Temer.
A pedido do senador Otto Alencar (PSD-BA), foi solicitado caráter de urgência para sua análise pelo Plenário do Senado.
A proposta foi apoiada especialmente por senadores nordestinos, como José Agripino (DEM-RN), senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) e Roberto Muniz (PP-BA). O projeto teve o voto contrário dos senadores Antonio Anastasia (PSDB-MG) e Marta Suplicy (PMDB-SP).
Vaquejada foi considerada institucional
Em outubro, a prática da vaquejada foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A ação foi movida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e questionava, especificamente, a legislação cearense.
Contudo, a decisão do STF poderá ser aplicada nos demais estados e no Distrito Federal. O julgamento, iniciado em agosto do ano passado, terminou com seis votos a favor da inconstitucionalidade e cinco contra.
Informações do Tribuna do Ceará, link da matéria.
Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.
Assista nossos vídeos www.youtube.com/tvchavalzada
Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!
0 Comentários
Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos! As opiniões contidas nos comentários são de responsabilidade dos autores dos mesmos.