O Ceará continua registrando chuvas intensas graças a um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis que, desde a última semana, favorece a formação de nuvens no Nordeste. A atuação do sistema, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), deve provocar precipitações no Estado até amanhã. Porém, apesar das chuvas, o volume total armazenado nos açudes do Ceará segue inalterado.
Ontem, segundo boletim da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), os 149 reservatórios monitorados possuíam 19,03% da capacidade total. Nas semanas anteriores, o volume chegou a 19,33%. Das 11 bacias hidrográficas do Estado, apenas a do Sertão de Crateús teve aumento no nível - passando de 0,35% para 0,46%. Os dados, divulgados em boletins da companhia, se referem aos últimos dias 12 e 20. A bacia de Crateús é considerada uma das mais críticas em relação ao abastecimento - acompanhada pelas bacias Banabuiú, Baixo Jaguaribe e Curu.
Influência nas chuvas
Por causa do vórtice, há previsão de tempo nublado com chuva em todas as regiões do Ceará. A Funceme divulgou que as precipitações motivadas pelo sistema fazem parte da quadra chuvosa oficial. “Mas precisariam ser ainda mais regulares para que os índices atingissem a média histórica”, registrou o órgão.
Na última sexta-feira, 20, a fundação divulgou que haviam sido registrados, até a data, 52,4 mm de chuvas durante o mês de fevereiro. A média histórica do período é de 127,1 mm. Ontem, a quantidade de precipitações registradas em todo o Estado somava 73,6 mm. O aumento de 21,2 mm em apenas um fim de semana foi atribuído à forte ação do vórtice.
Segundo o meteorologista Raul Fritz, da Funceme, a média de chuvas no Ceará é auferida a partir de um cálculo específico, que apenas lembra uma média aritmética. “O vórtice se desloca e, com a mudança de local, ele muda a área de atuação das chuvas relacionadas a ele. Pelos próximos dias deve haver chuva. Na quarta-feira (amanhã) já poderá diminuir bastante a ocorrência, mas ainda deve haver chuva moderada. O vórtice está atuando em todo o Estado”, comentou o meteorologista.
O sistema acontece nos meses de janeiro e fevereiro, com pouca possibilidade de exercer alguma influência para ocorrência de chuvas nos meses de março, abril e maio. Para esse período, a esperança é que a Zona de Convergência Intertropical traga chuvas ao Ceará. Na última semana, a Funceme divulgou um prognóstico para esses meses, que são os últimos da quadra chuvosa. As chances que chova abaixo da média no Ceará são de 50%.
Informações do O Povo Online
Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.
Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!
0 Comentários
Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos! As opiniões contidas nos comentários são de responsabilidade dos autores dos mesmos.