Foi confirmado nesta quinta-feira (18) o vazamento do tema da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. A informação é do delegado regional de Combate ao Crime Organizado da Superintendência da Polícia Federal (PF) no Piauí, Alexandre Uchôa. De acordo com ele, a foto com o tema recebida pelo estudante Jomásio Barros (17), que fez a denúncia, é verdadeira.
Até o momento, segundo o próprio delegado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, ainda não foi oficialmente comunicado sobre a constatação feita pelas investigações e só receberá o relatório do caso após a conclusão do inquérito.
"Estamos continuando as investigações. A dificuldade de investigar o Enem está justamente em você identificar de quem passou para quem. Ainda estamos tentando ouvir algumas pessoas. A dificuldade é identificar quem passou primeiro porque a circulação no WhatsApp é muito rápida.", afirmou Alexandre Uchôa.
A denúncia
As investigações da Polícia Federal do Piauí tiveram início no dia 13 de novembro após a denúncia do estudante Jomásio Barros, de 17 anos, que teria recebido uma imagem do caderno de questões mostrando o tema da redação, "Publicidade Infantil em questão no Brasil", por volta das 10h47 (11h47 no horário de Brasília) do dia 9 de novembro, antes do início da prova.
Mostrando indignação, o estudantes gravou um vídeo e o compartilhou na Internet, no qual afirma o recebimento da imagem pelo aplicativo de mensagens Whatsapp.No dia da denúncia, o Inep declarou que não havia indício de vazamento, mas as investigações foram iniciadas.
Apesar da confirmação do vazamento, o delegado afirma que não existe relação entre o caso e as prisões por fraudes realizadas no Ceará e na Paraíba, que envolviam uma quadrilha que repassava o gabarito do Enem em troca de dinheiro.
Fonte: Diário do NordesteCurta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!
0 Comentários
Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos! As opiniões contidas nos comentários são de responsabilidade dos autores dos mesmos.