O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na tarde desta segunda-feira, 22, as notas por escola da edição passada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2013), feita por mais de 5 milhões de estudantes em todo o Brasil. Foram incluídas 14.715 escolas no sistema de consulta.
Neste ano, estarão disponíveis consultas do desempenho médio de cada instituição, média de desempenho de cada aluno nas quatro provas objetivas (ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática), e também na redação, bem como a média dos 30 melhores alunos. Este é o segundo ano que o governo federal opta por não divulgar a média geral do Enem por escola.
Os resultados, inclusive, já haviam sido divulgados preliminarmente em 1º de dezembro e dirigentes escolares tiveram prazo de 10 dias para entrar com recurso no Inep.
Foram incluídas no cálculo do Instituto apenas as instituições de ensino em que pelo menos 50% de seus alunos do terceiro ano do ensino médio participaram do Enem 2013. Cada escola também terá acesso a dois novos indicadores: o índice de nível socioeconômico (INSE) e a formação docente.
De acordo com o presidente do Inep, Chico Soares, "na análise de dados educacionais, é particularmente necessário descrever o contexto social dos alunos, que tem grande influência nos resultados".
Nível 1
4,9 mil escolas de todo o Brasil obtiveram média abaixo de 500 na nota da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. Estas representam pouco mais de um terço (33,87%) do total de 14,7 mil escolas. De acordo com o Inep, responsável pela prova, a nota classifica estas intituições no nível 1, o mais baixo.
A correção da prova de redação leva em conta na avaliação cinco competências: domínio da norma padrão da língua escrita; compreensão da proposta de redação; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação; elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitados os direitos humanos.
Além de certificar o ensino médio, as notas do Enem são usadas para ingresso em instituições públicas, adesão em programas de intercâmbio, obtenção de bolsa e financiamento em instituições privadas.
Informações do O Povo Online
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!
0 Comentários
Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos! As opiniões contidas nos comentários são de responsabilidade dos autores dos mesmos.