Foram cinco anos desde o início dos trabalhos. Ou, como o próprio autor calcula, 423 horas até o misto de alívio e ansiedade próprio do fim. Pablo Vargas assume, enfim, a obra como acabada - está terminado o primeiro livro da saga "Os Oito Guardiões".
Parte de uma série fantástica de oito livros, "Os Oito Guardiões Contra o Reino de Vostrom" descreve a primeira jornada do guerreiro Thomas, que, ao longo dos títulos, percorrerá as oito cidades pertencentes ao mundo das Terras Infinitas. "Nesse livro, ele, sem querer, intercepta um pergaminho contendo planos de um tirano chamado Vostrom querendo dominar todas as cidades. E, para alertar cada uma delas, deve contar com a ajuda de novos amigos que vai conhecendo ao longo da jornada", detalha o autor cearense.
Método
O diferencial desse lançamento, que acontece hoje, na livraria Cultura, além de se tratar de literatura fantástica produzida no Ceará - "com revisão, capa, impressão, tudo cearense", como reforça o autor - impressiona o minucioso processo de criação estabelecido pelo jovem escritor.
Para garantir coerência entre elementos presentes nos oito livros (ainda não escritos, mas já planejados), Pablo se vale de fichas de personagens e cenários. "Como, muitas vezes crio diversos personagens e cenários detalhados, acabo esquecendo algumas características. Isso é normal, o autor acaba esquecendo detalhes, principalmente se escreve várias obras, então, lá no começo de 'Os Oito Guardiões' decidi fazer umas fichas de personagens, cenários e enredos. Fichas técnicas dos personagens são todas as características deles, como: cor de cabelo, olhos, roupas, adereços, personalidade, como foi sua infância, atividade profissional, detalhes familiares, segredos e por aí vai".
"Já as fichas dos cenários envolvem: estrutura, vegetação, clima, habitantes, comércio, nome de lojas, transporte, descrição da população etc. De maneira que, quando, semanas depois preciso de detalhes daquele personagem ou cenário, estará tudo lá ao meu acesso, sem erros e/ou esquecimentos", detalha. De tão eficiente, seu método passou a ser tema de oficinas, ministradas por Pablo em livrarias, feiras e eventos literários.
Segundo o autor, o primeiro livro levou cinco anos para ser terminado pela complexidade de garantir uma base para todos os outros. Também por que, como toda obra amadora, teve seu tempo de criação dividido com trabalho, estudos e outras leituras.
"'Os Oito Guardiões' foi um projeto que começou pequenininho, sem muita força, depois, quando os capítulos foram ganhando forma, aí sim me dediquei. Mas, havia meses que ou no trabalho, ou na faculdade, eu estava muito estressado ou sem tempo hábil, então, passava várias semanas ou até meses sem tocar no livro. Quando percebi que se aproximava de fechar cinco anos, decidi correr e terminá-lo. Não dava mais pra adiar", explica.
"Tem muita história pra contar do Thomas e dos outros personagens. O primeiro realmente foi o mais difícil, tive que partir do zero, criar os cenários e formar os personagens, mas prevejo que os outros levem bem menos tempo. Talvez um livro por ano", adianta. Sua perspectiva é, com o lançamento independente de hoje, juntar capital e divulgação suficientes para aguçar a curiosidade de uma grande editora nacional.
Livro
Os Oito Guardiões Contra o Reino de Vostrom
Pablo Vargas
Independente
2014, 365 páginas
R$ 30
Informações do Diário do Nordeste
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!
0 Comentários
Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos! As opiniões contidas nos comentários são de responsabilidade dos autores dos mesmos.