Um aplicativo de celular capaz de detectar anemia com um simples "selfie" foi o principal vencedor de uma competição de tecnologia chamada Imagine Cup, voltada para estudantes do mundo todo e organizada pela Microsoft desde 2003.
No total, 34 países disputaram a fase final nas categorias games, inovação e cidadania, com os primeiros lugares saindo com um prêmio de US$ 50 mil cada.
Os criadores do Eyenaemia, vencedor do prêmio de cidadania, são dois estudantes de medicina da Austrália. Eles afirmaram que o programa gratuito tem 80% de precisão e já foi distribuído para hospitais de seu país.
Para usá-lo, é necessário segurar uma pequena cartela de cores perto do olho, puxar a pálpebra inferior para baixo e tirar uma foto com o celular. O aplicativo analisa a conjuntiva (membrana mucosa do olho) e calcula o risco de anemia.
A Imagine Cup, que existe desde 2003, aconteceu nesta semana nas cidades de Seattle e Redmond, onde fica a sede da Microsoft. O CEO da empresa, Satya Nadella, participou do último dia como um dos jurados.
'Doze anos atrás, não se falava em modelo de negócio, era mais sobre tecnologia. Hoje passamos tempo com os estudantes ajudando-os a pensar como empreendedores, em como será o produto final', disse à reportagem Steve Guggenheimer, vice-presidente da Microsoft.
Na categoria inovação, o time vencedor veio da Nova Zelândia, com o programa Estimeet, que pretende acabar com o stress de esperar por amigos num encontro, sem saber que horas de fato eles vão chegar. O aplicativo rastreia a distância dos amigos, sem dar o local exato, para saber o quão longe ou perto estão.
"Estávamos esperando um amigo na estação de trem e ele disse que estaria lá em cinco minutos. Só chegou depois de duas horas! Isto sempre acontecia, então foi daí que tiramos a ideia", disse um dos criadores, Hayden Do, da Universidade de Auckland.
BRASIL NA FINAL
A Rússia ficou com o prêmio de games, entregue pelo gamer russo Alexey Pajitnov, criador do Tetris. O grupo apresentou "Turn On", um jogo sobre uma faísca de eletricidade que precisa circular por uma cidade para devolver energia a casas e estabelecimentos após um blecaute.
O Brasil competiu na mesma categoria, representado por quatro estudantes de Curitiba e seu jogo de plataforma chamado, sobre a amizade entre um garoto e seu cachorro.
Os dois personagens, Lug e seu cãozinho Savior, da raça Akita, precisam trabalhar juntos para conseguir sair de um castelo. Cada vez que eles se distanciam, o cenário escurece e novas armadilhas surgem.
"Liaison significa conexão, ligação. E o jogo é sobre isto, sobre a parceria entre os dois, sobre a amizade entre cachorro e seu dono", disse Luiz Henrique Gomes Monclar, 26 anos, game designer da equipe, que vem do curso de pós-graduação de aplicativos em jogos digitais da Universidade Positivo.
Informações do "O Estado"
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