Um caso da febre Chikungunya, doença causada pelo vírus CHIKV, transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopicus, foi confirmado no município de Brejo Santo, localizado a 500 km de Fortaleza. No Brasil, já somam 20 registros da doença. Os dados são de uma nota divulgada pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), nesta quinta-feira (17).
O paciente diagnosticado com a febre chikungunya, de 25 anos, é residente emPernambuco e viajou para a República Dominicana, país que já registra epidemia da doença com mais de 90 mil casos diagnosticados. O jovem retornou ao Brasil no início de julho com destino a Brejo Santo.
A Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria da Saúde do Estado informaram sobre a realização dos procedimentos de investigação epidemiológica e controle vetorial para evitar a disseminação da doença.
Conheça a chikungunya
A febre é causada pelo vírus CHIKV, transmitido pelo Aedes aegypti e Aedes albopicus, não existe transmissão de pessoa a pessoa, apenas pela picada do mosquito. É caracterizada por febre de início e dor articular intensa.
A doença tem transmissão na África, Ásia e, a partir do final de 2013, em países do Caribe, como a República Dominicana, e, ainda, Haiti, Guiana, Guiana Francesa e Porto Rico.
Informações do Diário do Nordeste
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!
0 Comentários
Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos! As opiniões contidas nos comentários são de responsabilidade dos autores dos mesmos.