No início da semana de seu padroeiro São José, o Ceará registrou precipitações em todas as regiões, o que fez com que 49 reservatórios dos 144 monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) tivessem recarga.
Entretanto, de acordo com o órgão, ainda é um aumento pequeno para os açudes e está dentro da média registrada nos últimos dias, mas ajuda a diminuir a evaporação da água e eleva o nível do lençol freático e das cisternas.
Cento e seis açudes estão com volume inferior a 30% - o número da semana passada era 112. Para que alterem o volume consideravelmente, o Ceará precisa de chuvas constantes e intensas.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), em todo o Estado, 133 municípios registraram precipitações até o meio-dia de ontem. Das 7h do domingo às 7h de ontem, a cidade que registrou o maior volume de chuvas foi Camocim, com 100 mm. Outros municípios, como Guaraciaba do Norte (97 mm), Santa Quitéria (93 mm) e Ibiapina (85 mm), também registraram precipitações intensas. Em Fortaleza, o posto da Aldeota anotou índice de 54 mm.
Segundo Cláudia Rickes, meteorologista da Funceme, as chuvas foram provocadas por um ramo da Zona de Convergência Intertropical, sistema que age sobre o Ceará durante o período da quadra chuvosa. Apesar de a chuva de ontem ter sido registrada em todas as regiões do Estado, o mês de março continua, diz Rickes, abaixo da média histórica de 206,2 mm. Na última sexta-feira, 14, o Estado havia registrado 75,3 mm.
Previsão
A previsão da Funceme para hoje é de céu parcialmente nublado e nublado com chuvas em todo o Estado, principalmente no fim do dia.
Amanhã, no Dia de São José, a expectativa é de condições atmosféricas favoráveis à ocorrência de chuvas em todo o Ceará, principalmente entre a tarde e a noite.
Informações do O Povo Online