A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta sexta-feira (13), o ranking dos clubes brasileiros para a temporada de 2014. Dos times cearenses, o Ceará é o melhor classificado, estando na 22ª colocação, seguido por Fortaleza (35ª) e Icasa (42ª). O Tiradentes, que no último ano nem aparecia entre 229 times do ranking, foi listado na 129ª posição.
Das equipes cearenses, a que mais teve prejuízo com o ranking foi o Fortaleza. O Leão, que na última listagem aparecia em 32º lugar, foi ultrapassado por Criciúma, Bragantino e Paysandu. Com isso, o Tricolor acabou perdendo uma das 10 vagas disponíveis na Copa do Brasil pelo ranking. O time do Pici deixou a vaga com o Bragantino por uma diferença de 6 pontos (4.054 x 4.048).
A excelente campanha na Série B da atual temporada, em que o time caririense terminou na 5ª colocação, não fez com que o Icasa alavancasse no ranking. O Verdão do Cariri se manteve na 42ª colocação, posto que já ocupava na lista de 2013.
Outros quatro cearenses aparecem no ranking
Além de Ceará, Fortaleza, Icasa e Tiradentes, outras quatro equipes cearense apareceram na lista divulgada pela CBF. O Guarany de Sobral ocupa a 66ª colocação, seguido por Horizonte, em 67º, Guarani de Juazeiro, 138º, e Ferroviário, 214º.
Os três mais bem colocados nacionalmente:
Com um regulamento que leva em conta somente as campanhas nos últimos 5 anos em competições nacionais, a CBF classificou o Grêmio como o melhor time do Brasil, tendo Corinthians e Flamengo como 2º e 3º colocados, respectivamente.
Fonte: Blog Time de Fora / Diário do Nordeste