O Governo do Estado do Ceará realiza nesta quarta-feira (11) a licitação para implantação de 160 sistemas de abastecimento de água do Programa Água para Todos em comunidades rurais do Estado. A sessão será realizada na Central de Licitações da Procuradoria Geral do Estado (PGE), onde será feita a análise do credenciamento das empresas que desejarem concorrer.
A empresa que oferecer o menor valor pelo serviço será contratada. O Governo do Estado e Governo Federal devem investir no projeto cerca de R$ 34,95 milhões, que vai beneficiar 7.349 famílias com água de qualidade nas suas residências.”As famílias beneficiadas não precisarão mais carregar latas d' água na cabeça, abastecer suas residências com água de carros pipa, além de diminuir os riscos de contaminação por doenças que tenham como veículo a água”, afirma o coordenador de Programas e Projetos Especiais da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Wanderley Guimarães.
Os 60 municípios que serão beneficiados com os projetos são: Aiuaba, Alcântaras, Aracati, Ararendá, Aratuba, Banabuiú, Beberibe, Camocim, Capistrano, Carnaubal, Cascavel, Catunda, Chaval, Choró, Chorozinho, Crateús, Ererê, General Sampaio, Granja, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Ibaretama, Ibicuitinga, Independência, Ipu, Deputado Irapuan Pinheiro, Itapipoca, Itarema, Itatira, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Massapê, Meruoca, Milhã, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Morrinhos, Nova Russas, Ocara, Pacajus, Pacujá, Palhano, Palmácia, Paracuru, Paraipaba, Parambu, Paramoti, Pentecoste, Pereiro, Quiterianópolis, Russas, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, São Gonçalo do Amarante, Senador Pompeu, Senador Sá, Tauá, Tianguá e Uruoca.
Estiagem prolongada
A seca que atinge o interior do Ceará completa dois anos e atinge 178 das 184 cidades do estado, 96% do total. Os açudes do Ceará armazenam menos de 40% do total, o mais baixo índice desde que a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos passou a monitorar a situação dos reservatórios de água. Em muitas cidades, o chamado carro-pipa é solução para evitar o colapso. Mais de 20 municípios correm o risco de fechar o ano sem nenhuma fonte de água para beber. O abastecimento de emergência vem em caminhões-pipa que chegam de outros estados.
Informações da http://www.cbnfoz.com.br