Acho que muitos de vocês - assim como eu - quando criança foram impedidos de sair naquele dia de sereno pra jogar bila com a "negada" e ouviram sua mãe dizer: Menino, se tu pegar friagem tu vai gripar!".
Pois é, varias tardes foram desperdiçadas por causa do medo que seus pais tinham de lhe ver doente.
Mais e ai? Pegar friagem provoca resfriado mesmo?
Confira seguir um texto publicado na http://super.abril.com.br/ que esclarece essa dúvida.
"Não há evidências de que exista associação entre a friagem (termo mais maternal para o choque térmico) e o resfriado. Em um dos mais famosos estudos a respeito, feito pela Escola de Medicina da Universidade Baylor, nos Estados Unidos, em 1968, os voluntários foram expostos ao vírus do resfriado comum e depois entraram em ambientes gelados ou quentes. Todos ficaram doentes ¿ a temperatura não interferiu. Ah, mas você já pegou friagem e ficou doente? Coincidência, dizem os especialistas ouvidos pela SUPER. Sim, as pessoas ficam mais resfriadas no inverno. Mas é porque os vírus que causam problemas respiratórios estão mais ativos nessa época do ano. É a mesma coisa que o vírus da dengue. Ele está à toda no verão, porém ninguém fala que é o calor que provoca a doença.
Certo, o frio não causa resfriado, mas pode provocar alergias e facilitar infecções. Quando a temperatura cai, geralmente o ar fica mais seco, o que afeta as mucosas do aparelho respiratório. E esse ressecamento compromete a produção de secreções com anticorpos para a defesa do organismo. por Ana Carolina Prado