Imagem Ilustrativa |
Seguindo orientação do Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, a grande maioria das assembleias realizadas na sexta-feira 11, em todo o país aprovou a proposta da Fenaban, assim como os acordos específicos do Banco do Brasil e da Caixa, encerrando a maior greve da categoria nos últimos 20 anos, com 23 dias de duração.
Nova assembleia nesta segunda, dia 14/10, em Fortaleza, às 17 horas, na sede do Sindicato, com bancários do Banco do Brasil, Caixa e Banco do Nordeste.
A proposta dos bancos eleva para 8,0% (aumento real de 1,82%) o índice de reajuste sobre os salários e demais verbas, para 8,5% sobre o piso salarial (ganho real de 2,29%) e 10% sobre o valor fixo da regra básica e sobre o teto da parcela adicional da PLR (Participação nos Lucros e Resultados). Também aumenta de 2% para 2,2% o lucro líquido a ser distribuído linearmente na parcela adicional da PLR e avança em outras reivindicações econômicas e sociais.
O Banco de Chaval já está funcionando normalmente. Lojistas e comerciantes Chavalenses sentiram uma queda no movimento nesse feriado do dia das crianças em relação ao do ano passado, queda essa causada pela falta de dinheiro circulando na cidade.
Com informações do Sindicato dos Bancários do Ceará