Se você é verticalmente prejudicado, não se iluda: depois que a fase natural de crescimento passa, é difícil conseguir resultados significativos, e o único tratamento que funciona é complicado. Durante a puberdade, somos afetados de duas formas pelos hormônios sexuais. Primeiro, eles estimulam a liberação do hormônio do crescimento. É o que gera o famoso estirão. Mais tarde, porém, eles provocam a calcificação das cartilagens de crescimento entre os ossos. Enquanto houver cartilagem, há esperanças. Depois... "Uma vez fechadas, há pouco crescimento adicional", diz a endocrinologista Leila Pedroso de Paul. "Atingimos 97% da nossa altura final aos 13 anos de idade óssea para meninas e aos 16 para meninos." É a vida.
Osso duro de roer
O método Ilizarov é o único que funciona depois de adulto - e é também muito parecido com tortura
1. Armadura
O procedimento demora até um ano. Primeiro, são colocados anéis de metal ao redor da perna, que são fixados cirurgicamente ao osso por pinos. Os anéis são ajustáveis e se afastam por roscas.
2. Quebra tudo
Com a ajuda de uma serra cirúrgica, a parte exterior e mais dura do osso é quebrada e separada. Agora já é possível ajustar a distância entre os pedaços do osso com a ajuda dos anéis.
3. Esticão
Aos poucos, o paciente afasta a fratura, num ritmo de 1 milímetro ao dia. O osso fica mais comprido à medida que cicatriza. O ganho de altura pode ser de até 5 centímetros - já a dor é imensurável.
SuperInteressante