O sonho da grande parte dos jovens (e dos mais velhos também) que terminam seu ensino médio é inicia um curso superior.
Existem algumas maneiras de ingressar nessa modalidade de ensino:
A primeira é através da rede pública passando no vestibular de alguma Universidade Federal ou conseguindo bolsa através do ENEM nas instituições que aceitam o exame como forma de avaliação.
A segunda é através da rede privada, ou seja, pagando um curso particular, devemos lembrar que o PROUNI dá bolsas para faculdades particulares, sendo assim, vamos incluir ele na primeira maneira.
Pois bem, vamos direto ao ponto! Existem pessoas que tentam por varias vezes conseguir passar nos vestibulares e ENEM'S da vida mas não conseguem mesmo se matando de estudar,( Esse não o caso do Jefferson Santos ) e que também algumas dessas mesma pessoas não tem condições financeiras para custear o ensino superior particular.
O que é o FIES ?
O FIES é mais um dos Programa Estudantis do governo para garantir e facilitar o acesso dos alunos a faculdade
Criado pelo presidente Fernando Henrique no ano de 1999, o FIES ( Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior ) é um programa do governo dedicado a emprestar dinheiro para os alunos que não tem condições de pagar os custos totais das mensalidades das suas faculdades.no ano de 2010, pela lei nº 12.202, de 14 de janeiro de 2010, o FIES passou por algumas alterações. A partir de 2010, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)se tornou o novo Agente Operador do Programa, com isso, as regras ficaram mais simples e os juros caíram para 3,4% ao ano.
Quem pode solicitar o FIES?
Podem solicitar o financiamento os estudantes de cursos presenciais de graduação não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), oferecidos por instituições de ensino superior participantes do Programa, e que atendam as demais exigência estabelecidas nas normas do FIES para essa finalidade.
3 – Quem não pode solicitar o FIES?
É vedada a inscrição no FIES a estudante:
cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição;
que já tenha sido beneficiado com financiamento do FIES;
inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);
cujo percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita seja inferior a 20% (vinte por cento);
cuja renda familiar mensal bruta seja superior a 20 (vinte) salários mínimos.
4 - COMO SOLICITAR?
É muito fácil solicitar o FIES. O primeiro passo é estar regularmente matriculado numa instituição de ensino privada e seguir as seguintes orientações:
- Verifique se a sua instituição de ensino participa do programa clicando aqui.
- Preencha a ficha de inscrição on-line, clicando aqui.
- Valide dentro de cinco dias as suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), na instuição em que vai estudar. O prazo é contado a partir do momento em que você conclui o preenchimento da ficha de inscrição on-line.
- Vá até uma agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil e apresente a documentação necessária dentro de 15 dias a partir da data de conclusão do preenchimento da ficha de inscrição on-line. clique aqui e saiba quais são os documentos necessários.
- Pronto. Basta assinar o contrato de financiamento e aproveitar o benefício.
Ainda tem Duvidas? Tire aqui