Uma das 10 pessoas mais procuradas pelo FBI, o hacker argelino Hamza Bendelladj, de 24 anos, foi preso nesta segunda-feira ao fazer uma escala no aeroporto de Bangcoc, na Tailândia. De acordo com o jornal The Nation, os passos do suspeito foram seguidos desde uma viagem à Malásia e a polícia tailandesa realizou a prisão com auxílio de homens do próprio FBI.
Bendelladj é procurado pelo serviço de investigação americano há três anos, por invadir sites de ao menos 217 bancos e companhias de finanças. Segundo o general tailandês Phanu Kerdlabpol, que participou da operação, com apenas uma invasão o argelino lucrava "até US$ 20 milhões". Ainda de acordo com as investigações, o hacker vivia uma rotina "de luxo e extravagâncias viajando pelo mundo".
Graduado em Ciências da Computação, na Argélia, em 2008, Bendelladj deve ser extraditado para o Estado americano da Geórgia, onde tem um mandado de prisão. Mesmo detido, o hacker demonstrou tranquilidade e riu em depoimento aos policiais: "não sou um dos 10 mais procurados, talvez seja um dos 20 ou 50. Não sou um terrorista", declarou.
Fonte: Portal Terra