Todo os cães são companheiros, mas alguns deles tem habilidades especiais...
A Chavalzada trás uma lista com as 10 raças de cães mais inteligentes, confiram ai gente!
O escritor Stanley Coren em seu livro A Inteligência dos Cães, elaborou uma tabela através de um questionário elaborado por ele e preenchido por juízes americanos, especializados em provas de obediência. No entanto, é importante ter em mente que a “inteligência” definida por Coren corresponde à “obediência e trabalho”. O estudo não considerou a inteligência “instintiva” dos cães. As raças abaixo necessitam de até cinco repetições para compreender um novo comando. Obedecem ao primeiro comando 95% das vezes ou até mais.
É um cão espirituoso, que adora o trabalho, e está sempre pronto para uma boa brincadeira. Simpático, é artista de TV, pois possui características notáveis para os mais diversos tipo de adestramento, incluindo o Agility.” É extremamente ativo e, a menos que exerça algum tipo de atividade física diariamente, não é uma raça que melhor se adapta em ambientes fechados. O Border que fica muito tempo preso acaba ficando nervoso e agitado. É um cão que precisa gastar sua energia.
É um dos mais famosos cães franceses. É um cão, considerado por especialistas, dos mais inteligentes. É capaz de aprender com extrema facilidade, o que o tornou muito difundido em todo o mundo. Além dessas qualidades, deve-se levar em conta sua beleza e originalidade. Trata-se na realidade, de um cão anatomicamente bem constituído e muito gracioso, que se distingue também, pela sua característica tosa, que o diferencia de qualquer outra raça. É um excelente companheiro. De linhas harmoniosas, aspecto inteligente, constantemente alerta e ativo. É famoso pela fidelidade, aptidão para o adestramento, obediência, o que faz dele um cão de companhia muito agradável.
Os cães de pastoreio demonstram coragem, inteligência e combatividade. Além disso, são fortes, velozes, e particularmente resistentes às grandes caminhadas e à intempérie. O Pastor Alemão, é o mais conhecido cão pastor. É utilizado hoje em dia, principalmente como guardião e protetor, como auxiliar na luta contra o tráfico de entorpecentes, eficaz para resgate de pessoas feridas, guia de cegos, além de ser um companheiro insuperável. É, sem dúvida um cão muito inteligente. Gosta do trabalho, e aprende com muita facilidade. Um ótimo companheiro, demonstra coragem e dureza, em defesa do dono e de seus bens. É vigilante, fiel e manso com as crianças e os outros animais. Diante de estranhos demonstra desembaraço, e segurança. O caráter é uma de suas qualidades mais importantes. Possui um sistema nervoso equilibrado, grande desenvoltura, vigilância, fidelidade, incorruptibilidade, e, além disso, coragem e engenho na defesa.
Alegre, ágil, forte, de movimentos leves, expressão mansa e caráter dócil. Essas características resumem os principais traços deste belíssimo cão de caça, que adora aprender e está sempre pronto ao trabalho. É muito inteligente, obediente e está apto a realizar as mais diversas funções. Os filhotes são alegres, brincalhões e muito ativos. Ficam sempre por perto, e adoram correr e brincar com os seus donos. Muito companheiros, os Golden são amáveis e pacientes com as crianças. São dóceis com outros animais e pessoas desconhecidas, desde que socializados ainda pequenos.
Um elegante cão de trabalho, de andadura elástica e leve, capaz de cobrir terrenos extensos, especialmente apto à defesa e à guarda. Tem qualidades físicas e psíquicas fantásticas. É atento, obediente, muito fiel e de fácil adestramento devido à inteligência, à aptidão natural para a guarda, ao seu ótimo olfato, à vontade de trabalhar e à obediência. De constituição muito robusta, o Dobermann é muito resistente, suporta bem às intempéries e, em qualquer circunstância está disposto a sacrificar a própria vida para proteger o dono. É um cão de estrutura média, forte e bem musculosa.
Descendente do Collie Escocês Pêlo Duro ou do Yakki islandês, desenvolveu-se nas Ilhas Shetland, distante das costas da Escócia. Trazido para essas ilhas por navios baleeiros, cuidava de rebanhos de pequenas ovelhas nativas. A raça atingiu sua forma moderna no início deste século, quando sua exportação mundial teve início. Hoje, assemelha-se a seus primos da raça Collie, que têm um porte maior, mas não chega a crescer tanto. Devido às antigas características como pastor, é ágil corredor e saltador, sendo também um animal de estimação obediente e dócil.
É uma das mais conhecidas raças de cão. Notabiliza-se por sua amabilidade, inteligência e obediência. São frequentemente treinados para cães de caça, de assistência, cães-guia ou de serviço. Ótimo cão de companhia, mas atenção, pois adora estar na presença de humanos e odeia estar sozinho. Não é, de todo, adequado para alguém que esteja fora de casa por longas horas durante o dia.
Ele viveu sobre colos nobres das cortes europeias, como o de Maria Antonieta, Luís 14 e Madame de Pompadour. Foi retratado por Rembrandt, Boucher, Fragonard, Ticiano, Van Dyck, Watteau e West. Quais as razões para tanto prestígio? Para começar, o tamanho diminuto, fácil de carregar. Depois, a união do temperamento meigo e tranquilo com jeito garboso e diferenciado pelas orelhas em formato de asas de borboleta. Daí o nome Papillon, que em francês é borboleta. O Papillon sempre se destacou pelo desejo de agradar ao homem. Tanto que entre as raças pequenas só perde em obediência para o Poodle, segundo o canadense Stanley Coren, pesquisador da inteligência canina. E fica cabisbaixo quando leva uma bronca. Cabe salientar que é raro ter que repreendê-lo mais de uma vez.
Não é alto, seu corpo é curto, compacto e robusto. Sua inteligência é notável e sua devoção e dedicação ao trabalho são extraordinárias, assim como sua obediência, incorruptibilidade, força e sua tenacidade. O aspecto geral da raça demonstra, à primeira vista, espontaneidade e coragem. Seu olhar tranquilo denota suavidade e fidelidade absoluta. Seu caráter está isento de inquietação e nervosismo, não tem malícia, nem falsidade.
É um cão para trabalho com gado (pastoreiro), sendo largamente utilizado nas propriedades rurais. De temperamento calmo, porém desconfiado com estranhos, é muito apegado ao dono e à morada. Pode ser o cão ideal para guarda de propriedades rurais, já que trata o local onde vive como um “palácio”.