As provas do Exame Nacional do Ensino Médio serão aplicadas em todas as unidades da federação, sendo constituídas por quatro provas objetivas, contendo 45 questões cada uma, e uma prova de redação.
No primeiro dia (sábado, dia 03/11) serão aplicadas as provas das áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração total de quatro horas e trinta minutos.
Já no segundo dia (domingo, dia 04/11) serão aplicadas as provas das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração um pouco maior, de cinco horas e meia.
Por falar sobre tempo, é preciso também atentar para os horários de abertura e fechamento dos portões que darão acesso aos locais de prova: serão abertos pontualmente às 12h e fechados às 13h, considerando o horário oficial de Brasília.
Recomenda-se que cada candidato faça o trajeto até o local de prova antes da data do Exame, para conhecer o local e assim evitar possíveis imprevistos. Candidatos de Estados que não estão seguindo o horário de verão, como os do Nordeste, devem sair de casa uma hora mais cedo, em relação ao horário de Brasília.
A prova de redação, segundo o recém publicado guia A Redação no Enem 2012, exigirá do estudante a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Os aspectos a
serem avaliados relacionam-se às “competências” que os estudantes devem ter desenvolvido durante os anos de escolaridade.
O gabarito está previsto para o dia 7 de novembro e o resultado final do exame estará disponível para os estudantes no dia 28 de dezembro de 2012.