O projeto a seguir foi enviado pelo colaborador e leitor do Chavalzada Marcondes Teles, o projeto tem como objetivo revitalizar a Industria Salineira de Chaval, que já foi uma das maiores do Brasil, mas perdeu força com o tempo e agora mostra que ainda tem forças para ressurgir, confiram!
Cooperativismo e beneficiamento
PROJETO
Dados:
- A microrregião de Chaval, produz algo em torno de 40/50 mil toneladas de sal, compreendida todas as margens dos Rios Timonha e Ubatuba;
- A produção nacional é de quatro milhões de toneladas;
- O Rio Grande do Norte detém 95% dessa produção;
- Estimulada, nossa produção pode ser multiplicada em Quatro ou Cinco vezes, chegando a duzentas mil toneladas;
- Mercado consumidor: A produção local, atualmente é destinada principalmente para consumo animal (25 kg) e salga de peixes (30 x 1). Resta um vasto mercado para o produto de consumo humano. Levando-se em consideração que teremos um diferencial de custo.
Por ser um produto de baixo valor agregado, o frete conta muito, logo, partiríamos com vantagem, por já está mais próximo do consumidor pretendido.
A proposta:
1. Criar uma Cooperativa de produtores. Para isso me preparei com fortes argumentos sobre Associativismo e Cooperativismo. Vantagens e incentivos;
2. Implementar um projeto com a participação do Estado e Município, numa Parceria Publico Privada (PPP), com estrutura física e financeira para fomentar a produção, transportar, beneficiar e comercializar;
3. O fomento se daria com a antecipação de recursos ao produtor para preparar no tempo certo a maior quantidade de área produtora, a produção e apanha. Cujo crédito seria calculado em produto a ser entregue na safra;
4. Estrutura completa com máquinas e veículos para o transporte (Produtor/Indústria de beneficiamento);
5. Beneficiamento, incluindo lavagem, refino e embalagem, entre outros;
6. Marketing e comercialização.
Ideia pronta, um bom projetista para elaborar a proposta e a certeza que os parceiros apostariam. Gerando empregos e mais renda para a comunidade.
Na mesma linha,
Com assessoramento de Órgãos técnicos do Estado e recursos financeiros já disponíveis, fomentar e criar uma ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO ENTORNO DO AÇUDE DE CHAVAL.
Objetivo: Aproveitar o espaço e a água ali depositada para criar peixes em tanques-rede.
Mais detalhes, explicitados no projeto.
E ainda,
Fazer levantamento cadastral das margens da Jusante do açude Itaúna. Lotear e legalizar a posse da terra. Com critérios produtivos. Uma espécie de ‘Tabuleiros’ de pequeno porte. Com a legalização do imóvel e a assistência técnica, assistir na tomada de financiamentos subsidiados e acompanhar todo o processo produtivo, com pesquisa de mercado direcionando o produtor para o melhor produto a ser cultivado.
Um exemplo de mercado disponível para esse setor são as feiras, Cajueiro da Praia, Chaval, etc. todos os produtos ali comercializados vem da Região da Ibiapaba. Até cheiro verde vem da Serra.
E mais,
CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL CHAVAL/BARROQUINHA
Objetivo:
-Concessão da distribuição de água, hoje com a Cagece, mas que a Constituição Federal dar respaldo legal para o Município reclamar para sua gestão, quando a captação e adutora estiverem em seu território.
-Construção e administração do Aterro Sanitário, servindo aos dois Municípios, incluindo aquisição de carro compactador, trator e demais implementos. Tudo com verbas repassadas pela Funasa.
Fica a ideia e não custa tentar colocá-la em pratica. O cidadão e o meio ambiente agradecem.
Marcondes Teles