Cientistas da Universidade Duke, dos Estados Unidos, e da Imperial College de Londres anunciaram terem conseguido ocultar um objeto com um "manto de invisibilidade" pela primeira vez. Um cilindro sumiu após ter sido exposto a microondas. Outras tentativas haviam sido feitas, mas parte da luz incidente sempre refletia.
Os pesquisadores trabalharam a maneira como as bordas de um manto de microondas se alinham e garantiram que a luz passasse pelo tecido completamente, sem reflexos. A experiência funcionou com um manto em forma de losango, com propriedades combinadas nos cantos para que a luz se transportasse perfeitamente no entorno de um cilindro de 7,5 centímetros de diâmetro e 1 centímetro de altura.
O processo é limitado. Apesar de a ilusão ser perfeita, ela somente funciona em uma direção.
— É como os personagens de baralho de Alice no País das Maravilhas. Se elas viram de lado você não consegue vê-las, mas são obviamente visíveis se você olhar de outra direção — disse David Smith, um dos líderes do trabalho, à BBC.
A ilusão também não é visível, ainda, ao olho humano. Cientistas do mundo inteiro continuam a tentar a conquista do "manto da invisibilidade perfeito". As estruturas que podem realizar o truque de luz são consideradas difíceis de produzir. Os reflexos do manto, durante as experiências, costumam escurecer a cena refeletida.
O Globo