É bem sério. Isso por que eles inventam de fazer salas mal ventiladas em ambientes cheios de gente. Aí aumenta a concentração de gás carbono no ar e você começa a bocejar. Dizem os cientistas que o bocejo serve para equilibrar a relação entre o oxigênio e o CO2 no sangue. Então, se você passar muito tempo em uma sala com alta concentração desse gás, vai inalar uma quantidade maior dele, e seu corpo esperto vai trabalhar para se livrar desse excesso. Ou seja, você boceja mais.
Mas ter sono nem é o maior dos problemas, o excesso de CO2 no ambiente prejudica a capacidade de concentração e de tomar decisões. A conclusão veio de cientistas da Universidade Estadual de Nova York e da Universidade da Califórnia. Eles convidaram 24 voluntários para algumas tarefas simples, como revisar textos. Isso tudo dentro de três salas diferentes: uma com concentração de CO2 de 600 partes por milhão (ppm), 1 mil ou 2,5 mil ppm. Como sugeriam estudos mais antigos, os resultados saíam piores quando havia maior concentração de gás carbônico.
Por que os pesquisadores escolheram essas quantidades? Bem, eles descobriram que a maior parte das salas de aulas e reuniões tem concentração superior a 1 mil ppm – em algumas escolas esse nível chega a 3 mil ppm. E não é bem lá qu o sono parece bater com mais força?
(Via Daily Mail)