Não há escapatória contra os odiáveis furinhos: se você é mulher e não tem celulite, ainda terá. "Enquanto 99% das mulheres têm celulite após os 30 anos, no máximo 20% dos homens a têm", diz o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Omar Lupi. Mas por que existe tanta diferença?
Há duas razões para isso (nenhuma delas a ver com refrigerante). Ambas estão ligadas a hormônios.Celulite é basicamente excesso de gordura. Mulheres produzem o estrogênio, que faz com que retenham mais líquido. Assim, a variação de peso é maior (sem contar fatores como gravidez e início do ciclo menstrual, quando também engordam). Mas o principal motivo tem a ver com a distribuição de gordura no corpo (veja abaixo). E lá vem mais má notícia. "Uma vez presentes, os furinhos não irão desaparecer, é algo irreversível", diz Lupi.
Contra a celulite...
É melhor ter barrigão do que vastas cadeiras
Peneira
O estrogênio faz com que a gordura nas mulheres vá para coxas e glúteos. Por baixo dessa região, há músculos muito fortes. Quando eles são contraídos, a pele é puxada e os furinhos ficam visíveis, parecendo casca de laranja.
Sem furo
Já os homens produzem testosterona, hormônio que faz a gordura ir para o abdômen - daí a barriga de chope. Para a sorte deles, a musculatura debaixo da pança é fraca. Eles podem contrair os músculos, mas os buracos não aparecem.
A mulherada pira...