A BGI, maior organização mundial de genômica, anunciou nesta semana que um grupo de pesquisadores conseguiu com sucesso transferir dados a uma taxa sustentada de quase 10 Gbps em um link dedicado de conexão entre a China e os Estados Unidos. Essa taxa é equivalente a 5,4 mil discos completos de Blu-ray transferidos em um só dia.
A demonstração fez parte de um evento realizado na cidade de Pequim, na China e marcou a abertura da nova conexão entre a Ásia e a América do Norte. As instituições envolvidas no projeto foram a China Education Research Network, a National Science Foundation e Universidade de Indiana.
“A conexão de rede Gigabit 10 é ainda mais rápida do que a transferência de dados para mais discos rígidos locais”, explicou Dawei Lin, diretor do Núcleo de Bioinformática do Centro de Genoma.
Apenas a título de comparação, durante o teste a BGI transferiu 24 Gigabytes de dados de genoma entre a China e os Estados Unidos em apenas 30 segundos. A mesma quantidade de conteúdo enviada dias antes usando o serviço público de internet levou mais de 26 horas para ser concluída.
“O uso de uma conexão de rede com 10 Gbps será inovador, muito parecido com o email substituindo a correspondência entregue em mãos”, destacou Lin. “Ela vai permitir aos cientistas nas áreas relacionadas à genômica poderem se comunicar e transferir dados mais rapidamente, explorando melhor os mistérios da ciência”, finalizou.
Fonte: Phys
0 Comentários
Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos! As opiniões contidas nos comentários são de responsabilidade dos autores dos mesmos.