Uma estrada estreita ladeada de verde conduz o visitante a um roteiro de fascínio, revelando história, lendas, sabores e momentos perfeitos. As quase 4h e meia de viagem passam despercebidas com a ajuda do som da natureza. O clima serrano remete ao aconchego e propicia o convívio social, onde a cordialidade faz parte da rotina do povo.
Pessoas até tarde sentadas nas calçadas, crianças brincando na praça, visitantes sem medo, a tranquilidade da cidade nos leva a momentos únicos. É assim em Viçosa do Ceará. Localizada na Serra da Ibiapaba, na Zona Norte do Estado a 348 quilômetros de Fortaleza, a cidade é destino certo para o turista em meio a montanhas verdejantes que se estendem até aonde a vista alcança.
Encantado, o visitante aproveita todas as situações convidativas ao ecoturismo, como fontes de águas cristalinas, e se deixa levar pelo universo de histórias e lendas do passado que chegam ao presente em conversas com o povo acolhedor do lugar.
Os verdes caminhos, salpicados de árvores centenárias e frondosas, levam à descoberta do casario histórico datado dos séculos XVIII e XIX, de beleza incomparável e valor arquitetônico eclético. A Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção, de 1665, é o ícone do sítio histórico, que reúne 72 edificações e é Patrimônio Nacional declarado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O passeio por Viçosa reserva, ainda, outras agradáveis surpresas. Seja de dia ou nas noites, sobretudo nas mais friorentas, os viçosenses e visitantes ganham as ruas ou sobem ao Céu, na verdade, o complexo turístico da Igreja do Céu, ponto mais elevado da cidade. A pedida é degustar a gastronomia local, em que mel, chocolates, petas, "bulinhos" e a famosa cachaça viçosense revelam os doces sabores da Ibiapaba.
A descoberta do rico artesanato local, com destaque para a cerâmica, feita com engenho e arte, decifra para o turista a identidade do povo, que não dispensa as cadeiras nas calçadas para robustecer a pacatez da cidade e abre espaços generosos para festivais que aquecem o turismo e têm a sustentabilidade como conceito e marca registrada.
Fonte: Diário do Nordeste
0 Comentários
Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos! As opiniões contidas nos comentários são de responsabilidade dos autores dos mesmos.