Recent Tube

INFORME POPULAR - CAF BARROQUINHA

A Assistência Farmacêutica é responsável pela programação, seleção, aquisição, armazenamento e distribuição de todos os medicamentos, insumos farmacêuticos e materiais médico-hospitalares e odontológicos. No município de Barroquinha a Assistência Farmacêutica conta com 02 (duas) Centrais Farmacêuticas, 06 (seis) Farmácias Dispensadoras, sendo que 01 (uma) Farmácia Básica, 01(uma) Dispensadora na Unidade Básica de Saúde (para uso interno de pacientes do HPP) e 04 (quatro) estão localizadas nas unidades do Programa Saúde da Família:
01(uma) FARMACIA BASICA; 01(uma) HPP (para uso interno de pacientes); 01 (uma) PSF DE BITUPITÁ; 01 (uma) PSF DE ARARAS; 01 (uma) PSF I SEDE; 01(uma) PSF II SEDE.


A Central de Assistência Farmacêutica passou por uma reforma na sua estrutura física visando aperfeiçoar os espaços e assim garantir um armazenamento adequado, evitando o desperdício e as perdas por prazo de validade expirado. A crescente aquisição de medicamentos foi também outro fator motivador para a reorganização na estrutura física do prédio da Central de Assistência Farmacêutica, visto que não seria mais possível armazenar o grande quantitativo de medicamentos que o município passou a adquirir nestes últimos anos. Na Atenção Básica de Saúde, a Assistência Farmacêutica conta atualmente com a relação de 144 princípios ativos diferentes para suprir a necessidade primária de saúde da população Barroquinhense, dentre os programas de saúde assistidos pela Assistência Farmacêutica Básica do Município, tem-se como destaque os programas para Hipertensos e Diabéticos, Tuberculose e Hanseníase, Planejamento Familiar, Suplementos de Acido Fólico e Sulfato Ferroso para grávidas e crianças, os quais têm total cobertura de medicamentos. O Município de Barroquinha em parceria com o Governo do Estado do Ceará passou a fornecer em julho de 2010 os medicamentos da Atenção Secundária, que conta com 22 princípios ativos dentre estes, podemos citar os medicamentos utilizados no controle ao Glaucoma. Outro avanço da Assistência Farmacêutica do Município de Barroquinha foi à adesão ao programa de medicamentos do Componente Especializado, os quais têm um alto custo financeiro para o paciente, que deu inicio no ano 2010. O cadastro inicial do paciente será feito no próprio Município, utilizando-se o sistema de informação do Ministério da Saúde, o SISMEDEX, e posteriormente encaminha-se a documentação a 16° CRES – CAMOCIM para avaliação e autorização dos Laudos Médicos, evitando-se que o paciente se desloque à Fortaleza, reduzindo transtornos e consequentemente diminuindo os custos com o paciente. Este programa deu início no ano de 2010 atendendo os pacientes com necessidades especiais, das quais, podemos citar a Doença de Alzheimer e o Mal de Parkinson entre outras patologias. Com o intuito de minimizar gastos e reduzir custos, evitar perdas, evitar compras desnecessárias de medicamentos da Atenção Básica e da Atenção Secundária, irá ser implantado em 2011, o sistema de controle de estoque de medicamentos, HORUS fornecido pelo Ministério da Saúde. No ano corrente a pactuação de medicamentos da Atenção Básica ira contar com 153 princípios ativos e a Atenção Secundaria com 22 princípios ativos e com as formulas alimentares diferentes com exceção ao leite de soja, e também com o programa da multimistura para suprir as necessidades básicas da população Barroquinhense.
Texto: Ângela Maria de Souza - Coordenadora da Central de Assistência Farmacêutica.

Postar um comentário

0 Comentários