Óculos de sol são receitados por duas razões: conforto e proteção. A proteção é primariamente contra a radiação ultravioleta. Solares comuns, sem filtro, reduzem o brilho direto da luz visível, mas como atrás deles as pupilas se dilatam, devido ao ambiente escuro, a entrada de raios que atingem a retina é ainda maior. Está comprovado cientificamente que a radiação ultravioleta aos olhos pode causar doenças oculares como: catarata, degeneração retiniana, doenças na córnea, pterígeo e até tumores de pálpebras. Dessa forma, a proteção ocular contra radiação solar deve ser levada a sério, inclusive em dias nublados. Na escolha dos óculos solares, recomenda-se os modelos com hastes largas, pois, além de protegerem melhor os olhos, ajudam a proteger as pálpebras contra a passagem da radiação solar direta ou refletida. Para proteger os olhos e a visão, recomenda-se utilizar óculos de sol com filtro ultravioleta ou lentes fotocromáticas. As lentes fotocromáticas são claras (ou minimamente pigmentadas) dentro de casa e ficam escuras ao ar livre, sob condição de iluminação crescente. O material delas pode ser de cristal e de policarbonato, mais recomendável.
A combinação de lentes fotossensíveis e policarbonato (material resistente a quebras e arranhões) é uma atualização dupla que está se tornando muito popular, permitem à pessoa ter apenas um óculos de proteção violeta durante todo o dia.
Um tipo de lente que pode ser usada em armações para sol, é a polarizada. Lentes polarizadas agem de duas formas. Primeiro, auxiliam a absorver a radiação indesejável e reduzir a luz visível. Segundo, fornecem proteção contra o brilho, eliminando a radiação refletida da água, neve, superfícies metálicas ou outras fontes horizontais de baixa emissão. Portanto, são indicadas para quem freqüenta o mar e também para os motoristas.
0 Comentários
Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos! As opiniões contidas nos comentários são de responsabilidade dos autores dos mesmos.