Os dois são centros de cultura e conhecimento. Mas um fica às margens da Baía de Guanabara, em Niterói, e o outro em Avilés, na Espanha.
O arquiteto Oscar Niemeyer comemorou nesta quarta-feira o 103° aniversário inaugurando mais dois projetos.
Dois centros de cultura e conhecimento: um, às margens da Baía de Guanabara, em Niterói. Outro em Avilés, na Espanha.
O de Niterói vai ser a sede da Fundação Oscar Niemeyer e uma escola de arquitetura e humanidades. Porque, para o autor, arquitetos têm que aprender filosofia, historia, arte. O da Espanha será um centro de produção cultural.
As duas obras foram inauguradas no aniversário de Niemeyer. Em Niterói, teve festa e até um bolo.
Junto da mulher Vera Lúcia, o arquiteto centenário disse que estava feliz: “Satisfeito porque os amigos estão aqui e são generosos, conversam, me dão apoio. Isso é muito bom de sentir a essa altura da vida”, falou o arquiteto.
Oscar Niemeyer dominou as curvas, superou o tempo. Aos 103 anos, ele ainda surpreende e emociona parentes, amigos e colaboradores. Quando ninguém mais espera, o arquiteto ainda surge com uma nova ideia, um novo projeto.
“Eu acho que é por isso que ele está, chegou gloriosamente a essa idade e está ai. A gente vai inaugurar coisa dele daqui a 2, 3 anos de novo”, disse o calculista José Carlos Sussekind.
“Ele é assim, um exemplo pra nós da família e um exemplo pra nós brasileiros”, disse o neto administrador do arquiteto, Carlos Oscar Niemeyer.
Ivan Daniel, de 5 anos, pediu à mãe para conhecer o ídolo. Quis levar os desenhos das obras do arquiteto. No meio de tantos adultos, furou o bloqueio e deu os desenhos dele de presente a Niemeyer.
O que ele quer ser quando crescer? “Oscar Niemeyer. Quando crescer, vou. Vou ser igualzinho a ele”, disse o menino.
1 Comentários
Olá parceiro, tenho uma matéria da hora aí de Chaval, confere no meu blog Camocim Polícia24Hs (ex 1poquimdicada)
ResponderExcluirDeixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos! As opiniões contidas nos comentários são de responsabilidade dos autores dos mesmos.