Recent Tube

Histórico da Escola Epitácio Brito de Oliveira

A Escola Epitácio Brito de Oliveira está na semana de comemoração do seu 32º aniversário. Com a colaboração do nosso amigo Francisco Pereira, que é secretário da mesma, conseguimos um histórico dessa escola que tem papel importantíssimo na formação de Chavalenses críticos e cheios de cultura.

HISTÓRICO DA ESCOLA

"Em função do crescimento da população do nosso município surgiu a necessidade de ser criada mais uma escola estadual. A ideia foi do líder político Sr. Epitácio Brito de Oliveira o mesmo sentiu a necessidade de procurar o Governador que na época era o Sr. Virgílio Távora e com isso veio o apoio do governador, e vencida a burocracia natural pertinente ao projeto (planta) o prédio foi iniciado e ficando assim justificado o nome da referida escola a qual foi criada pelo decreto nº 13.820/80 de 19/05/1980 D.O.E. 21/05/80 recebendo assim o nome de Escola de 1º Grau Epitácio Brito de Oliveira situada a rua Major Fiel, 507 em Chava-CE. Medindo 60m de frente e 70m de fundo com uma área total de 4.200m² limitando-se ao nascente com a rua Major Fiel e ao poente com um terreno baldio, ao lado direito a casa do senhor Francisco dos Santos e a esquerda com a casa do Sr. Raimundo Nonatos dos Santos, dando inicio ao prédio com 04 salas de aula, 01 secretaria, 01 sala de professores, 01 diretoria, 01 biblioteca(que recebeu o nome de Manoel de Sousa), 01 cantina, 04 banheiros, 01 pátio coberto, e 01 quadra(descoberta), no qual o mesmo nomeou os professores para trabalhar nesta escola escolhendo professores formados e qualificados, tendo apoio da 10ª DERE sediada em sobral. Oferecer um ensino de qualidade a sociedade Chavalense, sendo assim contribuindo com o Ceará. Ampliando a rede de ensino para atender a demanda da época, a escola foi fundada em 08 de novembro de 1980 e com a ajuda e interesse do lideres políticos da época os senhores Epitácio Brito de Oliveira, Virgílio Távora, Mauro Carneiro, Coronel Libório  Fonseca Coelho, Murilo Aguiar e Mauro Benevides. 


A escola começou com o ensino infantil até 4ª série em 1980, em seguida ampliou o ensino ofertando 5ª série (tele ensino), em 2000 a escola entrou no regime de co-gestão, ficando o município com a responsabilidade de 3ª, 4ª e 5ª série e a 8ª serie ficando de responsabilidade do estado. No inicio os três primeiros diretores foram escolhido pelos políticos. A escola foi inaugurada no dia 08/11/1980 na gestão do Prefeito Francisco Pereira Filho onde na época o secretário de educação do estado era o professor Antonio de Albuquerque Sousa Filho e engenheiro responsável Célio de Maia Melo(construtora Paconal). Porém a escola iniciou suas atividades escolares em 1981 e teve como 1º diretor o Sr. Francisco de Assis Brandão Meireles, 2ª diretora a Sra. Dina Maria Costa, 3º diretor o professor Robson Araújo Fontenele, 4ª diretora a senhora Maria do Amparo Araujo Veras, 5ª diretora a senhora Maria do Socorro dos Santos, e a mesma ficando no cargo até o ano de 2003 , em seguida veio a senhora Maria de Fátima do Nascimento Teixeira(mocinha) que tomou posse através do concurso público e voto direto da comunidade escolar(2004 a 2006), em 2007 foi o período de transição de cargos público inicio na gestão a senhora Maria do Socorro dos Santos até Junho/07 e Nailo de Oliveira Souza de julho/07 a dezembro de 2008, Maria Dolores da Silva Souza 2009, Maria do Socorro dos Santos (2010,2011) hoje como atual diretora Francila de Oliveira Fiel Souza. Ressaltamos que em 2005 a escola foi municipaliza ficando de inteira responsabilidade do poder executivo municipal. 

Hoje atendendo um público de 6º ao 9º ano do ensino fundamental, o desafio maior é sempre a aprendizagem dos alunos, para que tenham um ensino de qualidade, resgatar os jovens que estão fora da faixa etária ofertando a modalidade da EJA(Educação de Jovens e Adulto). O PPP nos orienta a sustentação da escola e garantindo um ensino de qualidade e aprendizagem e também temos o nosso próprio regimente interno que fora feita dentro das leis seguindo a LDB(Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional)."
Fonte: Acervo da Escola